quarta-feira, 18 de março de 2009

Etiqueta nas lojas, a pequena Ética


Têm(sinto muito mas ainda não consegui abolir o circunflexo) coisas que não ficam bem em uma atendente, vendedora; seja em qualquer estabelecimento.

Não há nada mais irritante quando estamos numa loja e logo a atendente nos pergunta se desejamos algo, claro que desejamos, nem que seja só olhar, mas nos deixe ver tudinho que está exposto com tranquilidade. O melhor a fazer é cumprimentar a cliente dizendo com simpatia, um 'Bom dia", 'Boa tarde', e nos deixar à vontade.

Outra mania imperdoável é nos mostrar algo e dizer que fulana na novela está usando. Pode ser que para alguns ou muitos, esse argumento funcione mas particularmente é um balde de água fria.

Pelo amor de Deus, não chame a cliente de querida, é péssimo e falso.

Outra dica, não tente analisar a cliente e sair mostrando tudo e indicando roupas que muitas vezes não têm nada com a pessoa. Isso aconteceu comigo, não sei se era a dona ou a funcionária, chegou em mim diretamente, nem falou bom dia, já com uma blusa horrível na cor da moda em viscolycra com mangas morcego e uma abertura nas costas, fiquei chocada e paralisada, sem saber o que dizer, tamanho susto; não satisfeita queria me vender um jeans com bordados no bolso e aquelas lavagens horrorosas. Saí da loja imediatamente. pelo meu jeito de vestir era nítido que tais produtos não tinham absolutamente nada à ver comigo. Podem pensar, mas ela não te conhecia. Por isso se deve esperar a cliente manifestar seu gosto para depois exercer o papel de vendedora, já que esse é o objetivo de quem trabalha e de quem contrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário